Atendimento, mídia, social media são apenas algumas das áreas de atuação dentro de uma agência de publicidade e marketing digital. Saiba mais sobre essas e outras áreas!
A escolha de uma profissão não é uma tarefa simples para muitos jovens e adolescentes, após sair do ensino médio, aquela insegurança vem e deixa uma dúvida sobre o futuro profissional. E está tudo bem, isso é normal, o importante é sempre buscar informação sobre a carreira que você deseja seguir, assim, você se sentirá mais seguro e enxergará melhor os seus objetivos.
O mundo da Publicidade é bastante amplo, e sempre deixa os estudantes dessa área intrigados sobre o caminho a ser seguido dentro dela. Mas algo importante de se ressaltar aqui, é que trabalhar com publicidade e propaganda é muito gratificante, pois você cria tendências, informa, inova o mercado e traz novos hábitos para a sociedade. Além disso, você tem a chance de agregar conhecimento sobre praticamente tudo, tanto para a sua vida profissional como pessoal, afinal, cada cliente é de um nicho específico, o que requer de você conhecer melhor aquele mercado para falar sobre ele.
Para que você conheça como é a divisão do trabalho dentro de uma agência de publicidade e marketing digital, nós separamos cinco áreas de atuação para que você possa analisar qual melhor se encaixa ao seu perfil.
ATENDIMENTO:
Neste seguimento, o profissional é responsável por ser a ponte entre a agência e o cliente, ou podemos dizer que ele se torna o porta-voz do cliente e da agência ao mesmo tempo. Além de desempenhar outras atividades como a coleta informações, produção de briefings para campanhas e cobranças, entre outras tarefas.
Essa área exige muito jogo de cintura do profissional para lidar com os desafios, possíveis reclamações e solicitações de última hora. Para ser bem-sucedido nesse campo, é necessário ser paciente, proativo, comunicativo e saber negociar.
MÍDIA:
É uma área que cresceu e continua crescendo cada vez mais nas agências, pois na era digital é cada vez mais exigido que se tenha um profissional com capacitação para selecionar canais de comunicação para veicular campanhas e gerenciar o budget para elas, além de realizar o planejamento para essa atividade e negociar espaços publicitários.
Para esta área é muito importante ter facilidade com números, interpretação de gráficos e dados e ser organizado.
CRIAÇÃO:
Aqui é o trabalho em equipe é quase sempre indispensável, não que as demais áreas não sejam, afinal, em uma agência ninguém pode soltar a mão de ninguém, é um trabalho praticamente coreografado, mas os criativos desenvolvem um trabalho em dupla: redator e designer.
Essa área exige um conhecimento mais técnico, no caso do redator, é essencial uma boa escrita e facilidade em pesquisa, interpretação de texto etc. E para o designer gráfico, a experiência em ferramentas de edição e manipulação de imagem é obrigatória, afinal, são seus instrumentos de trabalho.
PLANEJAMENTO:
O profissional dessa área é o responsável por analisar as oportunidades do mercado, identificar os melhores canais de comunicação, estudar o público que se interessa pelo produto ou serviço que se quer vender e propor estratégias e ações para que a equipe execute.
Para esse profissional é necessário perfil analítico, ter conhecimento sobre os demais departamentos da agência, já que ele será, basicamente, o técnico do time, além de se aprofundar ao máximo no negócio do cliente.
SOCIAL MEDIA:
Até pouco tempo atrás a internet ainda era mato, mas aí chegou o Orkut e a história mudou. A chegada das redes sociais, trouxe para a publicidade a necessidade de ter um profissional específico para essa área.
Ele é, basicamente, responsável por distribuir o conteúdo e gerenciar a imagem da marca nas mídias digitais, com o objetivo de divulgar o produto ou a marca e estreitar o relacionamento entre o público do cliente através das redes sociais.
Trabalhar com publicidade é um aprendizado diário, seja em ferramentas, informações ou conteúdo. Quem trabalha nessa área é um profissional multicultural, inquieto e adora inovação. Se você se identifica com esse perfil, basta escolher a posição que você mais se interessou e se dedicar para alcançar o seu espaço no mercado publicitário.