Search
Close this search box.

Algumas das áreas de atuação dentro de uma agência de publicidade.

Atendimento, mídia, social media são apenas algumas das áreas de atuação dentro de uma agência de publicidade e marketing digital. Saiba mais sobre essas e outras áreas!

A escolha de uma profissão não é uma tarefa simples para muitos jovens e adolescentes, após sair do ensino médio, aquela insegurança vem e deixa uma dúvida sobre o futuro profissional. E está tudo bem, isso é normal, o importante é sempre buscar informação sobre a carreira que você deseja seguir, assim, você se sentirá mais seguro e enxergará melhor os seus objetivos.

O mundo da Publicidade é bastante amplo, e sempre deixa os estudantes dessa área intrigados sobre o caminho a ser seguido dentro dela. Mas algo importante de se ressaltar aqui, é que trabalhar com publicidade e propaganda é muito gratificante, pois você cria tendências, informa, inova o mercado e traz novos hábitos para a sociedade. Além disso, você tem a chance de agregar conhecimento sobre praticamente tudo, tanto para a sua vida profissional como pessoal, afinal, cada cliente é de um nicho específico, o que requer de você conhecer melhor aquele mercado para falar sobre ele.

Para que você conheça como é a divisão do trabalho dentro de uma agência de publicidade e marketing digital, nós separamos cinco áreas de atuação para que você possa analisar qual melhor se encaixa ao seu perfil.

ATENDIMENTO: 

Neste seguimento, o profissional é responsável por ser a ponte entre a agência e o cliente, ou podemos dizer que ele se torna o porta-voz do cliente e da agência ao mesmo tempo. Além de desempenhar outras atividades como a coleta informações, produção de briefings para campanhas e cobranças, entre outras tarefas.

Essa área exige muito jogo de cintura do profissional para lidar com os desafios, possíveis reclamações e solicitações de última hora. Para ser bem-sucedido nesse campo, é necessário ser paciente, proativo, comunicativo e saber negociar.

MÍDIA:

É uma área que cresceu e continua crescendo cada vez mais nas agências, pois na era digital é cada vez mais exigido que se tenha um profissional com capacitação para selecionar canais de comunicação para veicular campanhas e gerenciar o budget para elas, além de realizar o planejamento para essa atividade e negociar espaços publicitários.

Para esta área é muito importante ter facilidade com números, interpretação de gráficos e dados e ser organizado.

CRIAÇÃO:

Aqui é o trabalho em equipe é quase sempre indispensável, não que as demais áreas não sejam, afinal, em uma agência ninguém pode soltar a mão de ninguém, é um trabalho praticamente coreografado, mas os criativos desenvolvem um trabalho em dupla: redator e designer.

Essa área exige um conhecimento mais técnico, no caso do redator, é essencial uma boa escrita e facilidade em pesquisa, interpretação de texto etc. E para o designer gráfico, a experiência em ferramentas de edição e manipulação de imagem é obrigatória, afinal, são seus instrumentos de trabalho.

PLANEJAMENTO:

O profissional dessa área é o responsável por analisar as oportunidades do mercado, identificar os melhores canais de comunicação, estudar o público que se interessa pelo produto ou serviço que se quer vender e propor estratégias e ações para que a equipe execute.

Para esse profissional é necessário perfil analítico, ter conhecimento sobre os demais departamentos da agência, já que ele será, basicamente, o técnico do time, além de se aprofundar ao máximo no negócio do cliente.

SOCIAL MEDIA:

Até pouco tempo atrás a internet ainda era mato, mas aí chegou o Orkut e a história mudou. A chegada das redes sociais, trouxe para a publicidade a necessidade de ter um profissional específico para essa área.

Ele é, basicamente, responsável por distribuir o conteúdo e gerenciar a imagem da marca nas mídias digitais, com o objetivo de divulgar o produto ou a marca e estreitar o relacionamento entre o público do cliente através das redes sociais.

Trabalhar com publicidade é um aprendizado diário, seja em ferramentas, informações ou conteúdo. Quem trabalha nessa área é um profissional multicultural, inquieto e adora inovação. Se você se identifica com esse perfil, basta escolher a posição que você mais se interessou e se dedicar para alcançar o seu espaço no mercado publicitário.

Tags

Compartilhe esse post:

Categorias

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades, eventos e vagas de empregos!