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As principais mudanças que o Marketing Digital trouxe aos veículos de comunicação

O mundo da comunicação e do marketing sofreram grandes modificações nas últimas décadas. A principal responsável é a revolução tecnológica, que “monopolizou” nossas vidas e chegou para ficar.

Diversas mudanças foram observadas nos veículos de comunicação e no mercado publicitário, especialmente com a chegada do marketing digital. E para falar um pouco sobre essas mudanças, convidamos dois especialistas para responder a seguinte pergunta:

Quais as principais mudanças que os veículos de comunicação perceberam com a chegada do Marketing Digital?

Veja a resposta do Gerente de Mídias Digitais Grupo EP, Maurício Falsarella: A chegada do Marketing Digital proporcionou algumas mudanças no mercado publicitário, dentre as que mais se destacam cita-se a nova forma de comprar mídia e uma nova forma de atuação do profissional de mídia.

O Marketing Digital oferece a possibilidade de acompanhamento das campanhas, testes, tipo A, B, C e mensuração dos resultados, deixando a compra da mídia mais técnica. O profissional de mídia teve que desenvolver habilidades analíticas para um adequado acompanhamento dos dados e tomada de decisões.

Entendendo este movimento, o Grupo EP criou uma equipe de inovação com o objetivo de desenvolver uma mesa de performance. Esta gerará dashboards das campanhas OFF e ON line veiculadas nos meios de comunicação do grupo. O principal intuito é auxiliar as agências e clientes nas análises, acompanhamentos, testes e tomadas de decisões em relação às campanhas.

Já a Coordenadora de Marketing e Eventos VTV SBT, Rosângela Barreiro, aponta que: embora a essência do marketing tenha prevalecido tanto nos veículos de comunicação quanto no mundo digital, as pessoas e as tecnologias mudaram, causando adaptação na forma de pensar e nas estratégias anteriormente traçadas. Com a chegada da internet, o marketing deixou de ser acessível apenas às grandes empresas, e os veículos de comunicação precisaram pensar em novas estratégias e produtos inovadores para atrair a atenção das marcas. Eu acredito que a televisão soube acompanhar a evolução do público e, hoje, utiliza a internet para difundir seus conteúdos adotando narrativas multiplataforma, ou seja, que transitam de uma mídia para outra. A novela Carinha de Anjo, do SBT, por exemplo, tem uma personagem youtuber, Juju Almeida, que é interpretada pela atriz Maisa Silva. O canal do YouTube, Vlog da Juju, existe de verdade.

A VTV desenvolve projetos sob medida e multimídia para anunciantes, como a Websérie: Dicas na Medida que envolve TV e Redes Sociais. Além da capilaridade da TV na sua área de cobertura, estamos presente em mais de 10 páginas nas principais redes sociais (Facebook, YouTube, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok e Telegram). Apresentando conteúdo diversificado abrangendo notícias, entretenimento e os eventos da casa, a VTV é emissora local com o maior engajamento e quantidade de seguidores na internet, somando mais de 7 milhões de pessoas ativas diariamente.

Esses tipos de campanhas cruzadas são 57% mais efetivas, pois tornam a publicidade em múltiplos meios mais prováveis de serem codificada na memória de longo prazo. A televisão encaminha os consumidores para dentro do funil de vendas e o digital acompanha esse consumidor o resto do caminho até a hora da compra efetiva.

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