O marketing digital vem sendo apresentado como uma novidade ao mercado, mas a verdade é que o Marketing Digital não passa do bom e velho Marketing aplicado ao ambiente digital. O conceito central do Marketing não muda apenas porque os canais se modernizaram.
Segundo Philip Kotler, marketing é um processo estratégico que envolve criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que geram valor para os consumidores.
As mágicas do Marketing Digital, não passam de estratégias clássicas aplicadas ao ambiente digital. Não estamos aqui criticando o Marketing Digital, muito pelo contrário, foi ele que possibilitou o acesso a publicidade para pequenas empresas, gerou economia nos grandes departamentos de marketing e possibilitou democraticamente a exposição de pessoas e empresas de forma igualitária, tornando a publicidade mais acessível.
Porém, junto dessa revolução, um novo movimento surgiu: os autodenominados especialistas em marketing. Os auto-especialistas são pessoas que dominam alguma ferramenta digital como rede social, tráfego pago, entre outras. São pessoas importantes para o ecossistema do marketing, mas que não tem a ampla visão do todo e acabam vendendo os serviços pontuais como marketing digital. É preocupante que muitas empresas ao ter péssimas experiencias com esses profissionais vem ficando frustradas com o que entendem por marketing e acreditando inclusive que marketing digital é um golpe.
Na verdade, os profissionais de marketing utilizam uma gama ampla de estratégias que vão muito além do digital para direcionar o melhor caminho para o sucesso daquela empresa. Uma das diretrizes mais básicas do Marketing, conceituada em 1960 pelo professor Jerome McCarthy e amplamente difundida pelo professor Philip Kotler, são os 4Ps de Marketing. Analisar Produto, Preço, Praça e Promoção é o básico para os profissionais de marketing e continua sendo essencial atualmente.
A verdade é que as ferramentas digitais são poderosas, mas precisam ser dirigidas de forma consciente e estratégica. É como deixar um adolescente dirigir uma Ferrari consignada a venda numa loja de automóveis. O resultado pode não ser dos melhores.
O digital é um meio e não um fim, bons resultados vem da combinação de análises e estratégia direcionada para um público específico. Como diria Peter Drucker, “o objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço se venda sozinho”. Isso vale para digital e off-line, não há separação estratégica.
Karen Isis
Proprietária da Empresa Karen Isis Marketing LTDA Pós-graduada em Marketing Digital e E-commerce, possui duas extensões universitárias nas áreas de Planejamento Estratégico em Marketing para Mídias Sociais e Monitoramento de Mídias Sociais, Graduada em Marketing e especialista em Fotografia Still (Produto). Atua no mercado desde 2008, além de possuir mais de 20 cursos em diversas áreas como comunicação, marketing digital, design gráfico, web design, html, css, neuromarketing, fotografia, edição de vídeos, sendo um deles de Harvard Business Publishing Education entre outros. Participou de palestras para o Senac São Paulo e Campinas como convidada, já foi entrevistada pela EPTV Campinas, rede SRTV, sites como o Atitudes Inspiradoras da APP Campinas e participou do Documentário A Magia do click.